quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Comunidades Virtuais e Redes Sociais


          As formas de comunicação existentes são diversas: a fala, a escrita, os sinais (como placas de trânsito e até a própria Linguagem Brasileira de Sinais, a LIBRAS); é possível, ainda, nos expressarmos com um olhar, um sorriso, um aperto de mão, um abraço, enfim. Como já temos discutido no blog, a Internet e as suas ferramentas são formas de comunicação entre os seres humanos, e as comunidades virtuais e as redes sociais tem sido usadas de maneira fenomenal por todo o mundo. Neves (2010) diz que até há pouco tempo a moda era a criação de blogs, e agora "[ . . . ] passados mais de dez anos do surgimento dos blogs, pesquisas indicam que as páginas do gênero têm perdido espaço para as redes sociais na preferência dos internautas.". Segundo informa ainda o autor, o Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação (Cetic.br), os usuários brasileiros de redes sociais "[ . . . ] passaram de 21,9% para 67% entre 2005 (início da pesquisa) e 2009 (último dado disponível).".
          O motivo principal que percebo porquê as comunidades e redes sociais têm chamado tanto a atenção e até "viciado" muitas pessoas é a acessibilidade, pois, para acessar e se comunicar com as pessoas da comunidade ou rede, basta fazer um perfil de usuário e usufruir das ferramentas disponíveis no site, como incluir fotos, vídeos, postar frases - ou recados - anúncios, pequenos textos, além dos dados pessoais, entre outras interações particulares de cada comunidade e rede social. Aqui está o ponto chave para o profissional da informação explorar as comunidades e redes sociais para dar suporte aos usuários nas suas necessidades informacionais: a facilidade de se conectar aos sites referidos. Na página virtual Conexão Professor, lemos que as redes sociais (como o Orkut, Facebook, Myspace, Ning, entre tantos outros) podem contribuir para a educação, ou seja, os professores tem estas ferramentas tecnológicas à sua disposição para complemento no ensino de seus alunos. Analisando o texto, podemos incluir os bibliotecários, arquivistas e museólogos sem dúvida alguma. O profissional da informação está ligado a questão da educação, especialmente os bibliotecários, que também atuam em instituições educativas, como universidades e escolas no geral, e deve ser essencialmente filtrador de informações.

[ . . . ] numa sociedade em que tudo muda muito rápido, todos os profissionais, [ . . . ], devem ficar atentos à sua própria formação para sondar as novas tecnologias, filtrar as ferramentas que não acrescentam mudanças positivas nas práticas educativas e se apropriar daquelas que podem catalisar uma nova escola,  adequada à Era da Informação e do Conhecimento. (LIMA, 2009)
          Cada comunidade virtual e rede social possui uma  estrutura dinâmica, trazendo muito mais, atualmente, diversão, e até mesmo exposição de vida pessoal, para aqueles que querem expor suas vidas. Mas também possibilitam aprendizado, de maneira mais informal, e certamente são meios que podem servir para o profissional da informação divulgar sua instituição, seus serviços e não somente divulgar, mas de fato servir aos usuários através das comunidades e redes sociais.



Referências

CONEXÃO PROFESSOR. Como utilizar as redes sociais e as novas tecnologias na educação. Rio de Janeiro: Governo do Rio de Janeiro, 2009. Disponível em:
<http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/temas-especiais-26a.asp>. Acesso em: 06 dez. 2010.

NEVES, Guilherme. Redes sociais conquistam espaço dos blogs na preferência dos internautas. Zero Hora, Porto Alegre, 16 jun. 2010. Disponível em: <http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Economia&newsID=a2939229.xml>. Acesso em: 06 dez. 2010.

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