sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Jornais eletrônicos

          O jornalismo eletrônico trouxe mudanças significativas para o meio informativo. Surgiu por volta de 1970 nos EUA sendo o The New York Times o primeiro a criar um banco de dados armazenando os principais exemplares dos seus periódicos impressos. Claro que nesta época ainda não existia a nossa famosa World Wide Web (WWW, ou simplesmente Web), pois
Antes da invenção do World Wide Web (WWW ou Web), a rede já era utilizada para a divulgação de informações, porém os serviços oferecidos eram direcionados para públicos muito específicos e funcionavam através da distribuição de e-mails, de boletins [ . . . ] (MIELNICZUK, 2002)
          Uma questão bastante discutida sobre o jornal é a possibilidade de sua forma impressa ser extinta futuramente (assim como alguns pensam sobre os livros, devido ao surgimento dos e-books). Há diversos pensamentos e opiniões a cerca da extinção do jornal impresso, acredito que haja a possibilidade de, ao longo dos anos, só existir o online, pela interatividade que este promove, apesar de, particularmente, valorizar o impresso. Alves (2006) diz que "Em vez de ver a web como um novo meio, com características próprias, as empresas tradicionais a encararam como uma nova ferramenta para distribuir conteúdos, originalmente produzidos em outros formatos.". Certamente a web revolucionou as formas de transmissão da informação, no meio virtual encontramos diversas fontes, tanto confiáveis (fidedignas) quanto não-confiáveis, usadas de maneira inteligente e com intuito de prover crescimento intelectual, e até mesmo emocional, ou não. No Brasil, o jornalismo lança sua primeira forma online em 1995 com o Estado de São Paulo, surgindo neste mesmo ano outros jornais virtuais como o Folha de São Paulo, O Globo, entre outros. Hoje, as notícias lançadas pelo jornalismo virtual tem sido praticamente imediatas, em tempo real, como é chamado, no momento da constatação de um fato, já podemos visualizar, ler, se inteirar do que está ocorrendo, por exemplo, num jogo de futebol, num acidente, num show de música, etc.
          As grandes vantagens do jornalismo online são o custo, que é muito menor que o impresso, a interatividade, ou seja, o usuário ter a possibilidade de expor a sua opinião logo após a leitura, dependendo do site do jornal; a leitura em tempo real e o acesso, que é mundial. Em relação ao profissional da informação, o jornal online pode ser de grande utilidade se este profissional souber aproveitá-lo, como selecionar de forma mais rápida informações que sejam importantes, úteis e de valor aos usuários de seu ambiente de trabalho (biblioteca, arquivo, museu, centros de informação) e divulgá-los, seja através da própria Internet, como emails, blog, twitter, ou de murais informativos.



Referências

ALVES, Rosental Calmon. Jornalismo digital: dez anos de web... e a revolução continua. Comunicação e Sociedade, v. 9-10, p. 93-102, 2006.

MIELNICZUK, Luciana. A pirâmide invertida na época do Webjornalismo: tema para debate.  16p. Trabalho apresentado no NP08 - Núcleo de Pesquisa Tecnologias da Informação e da Comunicação, XXV Congresso anual em Ciência da Comunicação, Salvador, BA, 04 e 05 set. 2002. Disponível em:
<http://galaxy.intercom.org.br:8180/dspace/bitstream/1904/18841/1/2002_NP8mielniczuk.pdf.>. Acesso em: 26 out. 2010.

Nenhum comentário:

Diga não ao bloqueio de blogs