quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Jornais digitais brasileiros

         

          O serviço de referência, seja o tradicional ou o virtual, é um dos serviços mais importantes que uma biblioteca deve oferecer aos seus usuários, na minha visão como profissional e também estudante. O jornal digital é mais uma vez analisado neste blog como um importante instrumento e fonte de informação útil para o profissional da informação, especificamente, hoje, o jornal digital brasileiro. Entre alguns já existentes no meio virtual - sendo primariamente jornais impressos - destaco dois: Zero Hora (ZH - http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=capa_online), gaúcho, lançado em 04 de maio de 1964, na forma digital no ano de 1996, ainda existente na forma impressa, mantido pelo grupo RBS e publicado diariamente; Jornal do Brasil (JB - http://www.jb.com.br/), fundado em 1891, editado no Rio de Janeiro, pioneiro na sua publicação somente digital desde 1 de setembro de 2010, atualizado diariamente. Como estes dois periódicos online podem contribuir para o serviço de referência de uma biblioteca? Como o bibliotecário pode aproveitar esta fonte fidedigna - a princípio - em grande parte das informações que publica?
          Encontramos, em ambos jornais referenciados, uma gama de assuntos, informações e interatividade para os leitores: economia, política, moda, cultura, histórias em quadrinhos, opinião do leitor, promoções, fotografias, entre tantas outras. Ao organizar um serviço de referência, o profissional bibliotecário deve analisar o público para o qual irá prestar o trabalho, assim como as suas necessidades informativas, o objetivo e assunto principal da faculdade ou instituição a qual a biblioteca está inserida. Desta forma, o bibliotecário poderá pesquisar e avaliar as fontes de informação que serão fiéis e úteis para dar o apoio que os usuários irão precisar ao buscarem o serviço de referência. O ZH e o JB certamente poderão auxiliar uma biblioteca universitária ou especializada. Pensando em uma biblioteca que trata principalmente do assunto economia, fiz uma pesquisa na caixa de busca do ZH e do JB usando o seguinte termo: salário mínimo. Obtive resultados das últimas notícias sobre o assunto dentro dos dois jornais, ambos utilizando o Google como ferramenta de busca. Neste caso, o bibliotecário terá condições de apresentar ao usuário as notícias atuais sobre o assunto que procura. Outro exemplo de utilidade dos jornais é uma biblioteca universitária poder divulgar em tempo real  - através do Twitter, por exemplo - as notícias das últimas horas atualizadas nos jornais, como a que foi anunciada no último domingo, 14/10/2010, sobre um projeto de RH em busca de novos estagiários, informando que quem pode participar da seleção são graduandos nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Economia, Ciências da Computação, entre outros cursos, ápresentando, ainda, o endereço do site para inscrição e participação da seleção de estágio.
          Enfim, explorar estas fontes de informação é até mesmo um dever do profissional da informação, por suas notícias publicadas de forma rápida, os sites estarem cada vez mais fáceis de utilizar no momento da busca por informações, mas, claro, nunca esquecendo que o profissional deve sempre procurar a fidelidade no que estará repassando aos usuários, alertando a estes também quanto a esta questão. Pela autonomia e liberdade que temos hoje de transmitir informações através da Internet (web 2.0), a quantidade destas serem falsas ou não totalmente confiáves é maior. Mas isto é asunto para discutirmos em um outro post.


Referência

Nenhum comentário:

Diga não ao bloqueio de blogs