quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Jornais digitais internacionais


          O profissional da informação possui instrumentos valiosíssimos para usar em benefício de seu trabalho, mas, pelo que observo na maioria das bibliotecas, nas que já tive experiência profissional e nas que conheci em visitas técnicas, os bibliotecários não tem dado a devida atenção e procurado se beneficiar de fato destes instrumentos. Um deles são os periódicos eletrônicos. Hoje avaliaremos como o profissional da informação pode usufruir dos jornais eletrônicos internacionais, instrumento virtual bem específico e que pode fazer uma diferença peculiar nas atividades diárias que os bibliotecários cumprem e na vida dos usuários, foco principal do profissional da informação.
          O jornal eletrônico internacional (e também nacional!) pode servir de apoio aos bibliotecários atuantes em bibliotecas universitárias e especializadas, principalmente. No site do Memorial da América Latina, por exemplo, há o espaço da Biblioteca Virtual da América Latina (http://www.bvmemorial.fapesp.br/php/level.php?lang=pt&component=31&item=17), e neste há um link que nos remete a uma lista de jornais eletrônicos internancionais que condizem com o objetivo da Biblioteca: disseminar informações sobre toda a América Latina. Este é o intuito que deve permear a mente e o coração dos bibliotecários e dos outros atuantes da área da informação: apoiar-se nas ferramentas que servirão para o crescimento dos usuários, seja intelectual ou emocional.
          Analisando o jornal italiano online Corriere della Sera, podemos imaginar ele sendo usado por um bibliotecário - e até mesmo por um amador - que atue em uma biblioteca virtual que trabalhe diretamente com gastronomia, como é o caso da Biblioteca Gastronomica: receitas de culinária para profissionais de hotelaria (http://bibliotecagastronomica.blogspot.com/2009/09/software.html). No Corriere della Sera há um link que trata especialmente sobre o assunto, diponibilizando receitas italianas, além de vinhos e dicas de como decorar um prato. Uma biblioteca universitária ou especializada em medicina poderá se atualizar sobre saúde e medicamentos, como exemplo, a notícia da data de hoje que trata de uma campanha lançada pela Agência Italiana de Drogas e do Instituto Nacional de Saúde, patrocinado pelo Ministério da Saúde do referido país. Esta campanha fala sobre o cuidado que as pessoas devem ter no consumo de antibióticos, apresentando que o uso inadequado e excessivo  de antibióticos na Itália - e em todos os países europeus - é um problema para a saúde pública, podendo haver resistência aos remédios dificultando, assim, cura de infecções. Com este exemplo, a biblioteca informando-se no Corriere della Sera, poderá repassar as informações aos seus usuários, seja por email, por site próprio ou até mesmo publicando no mural da instituição. Ainda há tantos outros assuntos que podem ser explorados dentro do referido jornal online por profissionais da informação atuantes em diversos centros de documentação e informação.


Referência

ANTIBIOTICI, troppo usati  e troppo pagati. Italia ai primi posti in Europa per il consumo eccessivo: il SSN potrebbe risparmiare 413,1 milioni di euro. Corriere della Sera, 17 nov. 2010. Disponível em: <http://www.corriere.it/salute/10_novembre_17/antibiotici-aifa_306b252a-f232-11df-a59d-00144f02aabc.shtml>. Acesso em:  17 nov. 2010.

Nenhum comentário:

Diga não ao bloqueio de blogs