quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Avaliando Blogs

          Avaliar informações na Internet é um dos pontos mais abordados na área da Ciência da Informação. Rodrigo Sales e Patrícia Pinheiro de Almeida, Luísa Alvim, Maria Inês Tomaél, entre outros autores, discutem sobre como podemos analisar as informações inseridas no 'mundo' virtual, especialmente quem faz pesquisas e estudos, mas sobretudo os bibliotecários, profissionais que há séculos trabalham com a busca, a seleção, o tratamento e a disseminação da informação. Nosso foco neste post é desenvolver aspectos importantes e necessários para se avaliar informações em blogs. Conforme Tomaél (2001?, p. 3) "[ . . . ] a Internet representa uma verdadeira revolução nos métodos de armazenagem, processamento e transmissão da informação.". Até uns 50 ou 60 anos atrás, nós tínhamos como suportes da informação o papel - o livro, o periódico, o folheto -  o rádio, a televisão, e hoje temos os mais variados suportes eletrônicos, abrigados na Internet. Autores como L. Codina (apud ALVIM, 2008), Auer (apud ALVIM, 2008) e Tomaél (2001?), através de pesquisas, apresentam critérios que são essenciais e devem ser considerados na avaliação de sites da Internet. Selecionei os critérios em comum entre estes autores, pensando em como devemos analisar e tirar conclusões se um blog pode ser considerado fidedigno nas informações que posta, ou não. É possível veificar os detalhes destes critérios lendo na íntegra as referências citadas.
          O primeiro critério em comum é a autoridade, ou seja, quem é o responsável pelo blog, qual a sua formação profissional. Assim como quando vamos ler um texto impresso ou um livro, é de suma importância investigarmos a vida do(s) autor(es) no que diz respeito as suas qualificações, dependendo do que verificarmos, este autor será considerado uma autoridade no que estiver passando como informação, e mais do que isso, como conhecimento. Temos um segundo critério importantíssimo, o conteúdo do blog, precisamos questionar qual o valor, a utilidade das informações e até a quantidade destas, pois muita informação não quer dizer que haja qualidade em um texto. Partindo daqui podemos falar também de outro critério a ser usado na avaliação de blogs, a precisão. Um blog, principalmente um que tenha a intenção de disseminar informações relacionadas a pesquisa e estudo, será consistente se tiver referências e citações de outras pessoas nos seus posts, não deixando, claro, de avaliar quem são as pessoas citadas. A atualidade é outro ponto que devemos observar: qual é a frequência de novos posts acrescentados no blog? Além disso: as informações são atuais, novas, há mais de uma pessoa desenvolvendo questões em torno do que se está tratando no texto? Respostas positivas a estes questionamentos nos apresentarão seriedade, transparência, fidedgnidade das informações. Podemos pensar ainda no lay out do blog, em como as informações estão disponibilizadas na página Web. Tomaél (2001?, p. 5) diz que "A apresentação das informações em uma fonte deve, primeiramente, estar organizada para possibilitar o uso eficiente de seus recursos e depois ser agradável aos olhos do seu usuário. Os dois aspectos se complementam."

          Como observa Sales e Almeida (2007), "[ . . . ] são vários os trabalhos voltados à avaliação de fontes de informação [ . . . ] embora haja critérios de avaliação diferentes em cada pesquisa, aspectos como autoridade, cobertura/abrangência, conteúdo, confiabilidade, atualização e usabilidade são itens convergentes nos respectivos trabalhos." A figura do profissional bibliotecário neste contexto de avaliação de fontes de informação da Internet é elementar, como Alvim (2008, p. 8) diz, "Enquanto profissionais da informação, somos mediadores de novos conteúdos e temos a possibilidade de intervir na disseminação das novidades do domínio científico em que trabalhamos e estudamos.". Para finalizar o nosso pensar sobre a informação hoje, cito o que Alvim (2008, p. 8) conclui sobre a análise de blogs: "A análise desta ferramenta está longe de ser global, outros factores deverão ser estudados, no âmbito do desenvolvimento vertiginoso dos blogues."


Referências

ALVIM, Luísa. Avaliação da qualidade de blogues. 2008. 13 p. Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina Ergonomia Cognitiva, Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal, 2008.

SALES, Rodrigo de; ALMEIDA, Patrícia Pinheiro de. Avaliação de fontes de informação na Internet: avaliando o site do Nupill/UFSC. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 4, n. 2, p. 67-87, jan./jun. 2007. Disponível em:
<www.sbu.unicamp.br/seer/ojs/include/getdoc.php?id=391>. Acesso em: 31 ago. 2010.

TOMAÉL, Maria Inês. et al. Avaliação de fontes de informação na Internet: critérios de qualidade. [2001?]. Disponível em: <http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/viewFile/293/216.>. Acesso em: 26 ago. 2010.

Nenhum comentário:

Diga não ao bloqueio de blogs